Na corrosão interior a condensação é o principal fator para o
desgaste do escape, que se forma principalmente quando se realiza trajetos curtos. Se repetidamente se realizarem esses trajetos curtos o tempo de vida útil reduzir-se-á substancialmente, já que a contínua exposição da água com os subprodutos gerados pela queima da massa de
ar/gasolina, irão atacar a chapa dos tubos e silenciosos de
escape, diminuído a espessura e eventualmente furando a chapa, deixando então de desempenhar o seu papel, podendo em muitos casos criar contra pressão no
sistema de escape pela obstrução, situação originada pela a quebra dos
componentes internos do escape.
Se a tudo isto juntarmos o facto de escape estar constantemente sujeito a vibrações e choques provocados com contactos com a estrada, podemos chegar à conclusão que a sua duração não será para toda a vida do carro.
Nos últimos anos a
duração do escape tem evoluído para maiores
períodos de duração, devido ao uso de melhores materiais na sua construção, nomeadamente do
aço inoxidável, visto ser um material que aguenta melhor a corrosão.
Normalmente falamos de 4 a 5 anos e de 8 a 10 anos se a motorização for a Diesel., isto em condições normais de uso , sem as situações extremas descritas anteriormente.